BEAS

BEM-ESTAR ANIMAL SENEPOL

Para nós Família Senepol Constelação compartilhar um projeto significa estar ao lado e pensar no futuro, trazendo um pouco da experiência de uma família que acreditou e resolveu sonhar juntos. Um futuro onde mais produtores rurais possam conhecer e usar nossa experiência de uma pecuária que tem como foco o Bem-estar Animal (BEA) e a Sustentabilidade.

A primeira estrela do Projeto 5 Estrelas  Constelação foi o bem-estar, porque acreditamos que os animais merecem nosso respeito. Nada que se faça sem fundamentar-se em valores e em reflexões éticas, pode ser aceito.

Na fazenda intuitivamente já realizávamos algumas ações de bem-estar animal, baseado principalmente nas questões éticas. Mas precisávamos que nós e nossos colaboradores se tornazem especialistas no assunto e diante disto fomos buscar conhecimentos fora da fazenda, procurando por consultoria na area. O encontro com a BEA Consultoria e Treinamentos se deu por meio da busca de evidências cientificas sobre o assunto, que nos levou a contatar o Professor Mateus Paranhos, idealizador do Grupo ETCO da UNESP Jaboticabal, que então nos indicou a consultora Dra. Livía Carolina Magalhães Silva, que muito nos tem ajudado. A parceria com a BEA Consultoria nos trouxe o que procurávamos, as técnicas corretas para os cuidados com os bezerros, o manejo e desmama racional e a constatação dos ganhos econômicos que comprovamos quando adotamos essa prática. Pesquisas demonstram que a desmama racional lado a lado, faz com que os bezerros desmamados ganhem até 35% mais peso que na desmama tradicional abrupta e o condicionamento das fêmeas para a IATF pode aumentar em até 13% a taxa de prenhez.

Com a introdução das boas práticas de manejo e bem-estar animal, obtivemos resultados como a redução do estresse dos bovinos e colaboradores, melhoria no estado de saúde dos animais, aumento na qualidade de vida dos colaboradores e, como consequência, a redução de prejuízos comuns em fazendas que não adotam essas práticas em seu cotidiano.

Nossos colaboradores passaram por capacitações sobre o comportamento dos bovinos, que ao usarem essas técnicas, fez com que a reatividade dos animais diminuíssem ao contato com os vaqueiros, facilitando o manejo nas diversas atividades realizadas na fazenda.

Desenvolvemos então o Sêlo Bem-estar Animal Senepol, que passou a ser o nosso referencial.

senepol-costelacao-selo-beas-2

 

Nossas exepriências serão contadas aqui com o objetivo de que nosso sonho possa motivar mais pessoas a adotarem as boas práticas de manejo racional e bem-estar animal, trazendo efeitos positivos sobre os animais e os trabalhadores da fazenda. Não temos dúvidas que estas práticas influenciam a produtividade e a rentabilidade da nova pecuária que acreditamos.